
Café Recém Torrado
Como escolho a moagem certa para o meu método de preparo?
A moagem correta depende do método de preparo que você utiliza. Por exemplo, para um espresso, uma moagem fina é ideal, enquanto para uma French press uma moagem grossa é mais adequada. A granulometria influencia a velocidade com que a água passa pelo café e, assim, a extração e o sabor da sua bebida. Quer saber mais sobre como escolher a melhor moagem? Então visite nossa página sobre moagens de café para uma visão detalhada e dicas por método de preparo.
Qual é a diferença entre torra clara, média e escura?
As torrefações clara, média e escura diferem principalmente na duração e intensidade do processo de torra, o que influencia o sabor e o aroma. Numa torrefação clara, os grãos mantêm muito dos seus sabores originais e possuem uma acidez leve. A torrefação média oferece um perfil equilibrado com mais corpo e uma acidez mais suave, enquanto a torrefação escura proporciona um sabor mais intenso e uma sensação de boca mais encorpada, frequentemente com notas de chocolate e nozes. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de torrefação? Veja a nossa página sobre torrefações de café.
Por quanto tempo o café permanece fresco após a torra?
O café deve ser consumido de preferência dentro de 2 a 3 meses após a torra para uma experiência de sabor ideal. Recomendamos deixar os grãos repousar pelo menos uma semana, pois o sabor na primeira semana após a torra ainda não está no seu melhor. Portanto, se receber um pacote com uma data de torra recente, aguarde um pouco para obter o melhor resultado.
Qual é a melhor maneira de armazenar café recém-torrado em casa?
O café fresco deve ser armazenado longe de humidade, calor e odores, em uma embalagem hermética à temperatura ambiente. Se quiser guardar os grãos por mais de algumas semanas a meses, é possível congelar, desde que a embalagem esteja completamente hermética para evitar a entrada de humidade. Não recomendamos o frigorífico, pois o café absorve odores, o que pode influenciar negativamente o sabor.
Para café moído, é ainda mais difícil manter a frescura; aconselhamos a não guardar o café moído por mais de 14 dias após o recebimento, mantendo-o em uma embalagem hermética à temperatura ambiente.
Embora tecnicamente os grãos de café possam ser conservados por mais tempo (1 a 2 anos), aconselhamos a consumir o café fresco dentro de 2 a 3 meses para uma melhor experiência de sabor.
Vocês oferecem cafés especiais, como single origin ou micro-lotes?
Sim, oferecemos diversas single origins na nossa página de cafés recém-torrados. Micro-lotes às vezes estão disponíveis como edições temporárias; estes são anunciados através da nossa newsletter por e-mail.
Há quanto tempo o café recém-torrado foi torrado?
Garantimos que nosso café recém-torrado nunca tem mais de quatro semanas ao ser entregue. Na prática, eles costumam ser ainda mais frescos, pois tentamos nunca torrar mais do que o necessário para a próxima semana. Cada embalagem mostra claramente a data da torra.
Quando é que os grãos de café recém-torrados estão no seu melhor?
O sabor dos grãos de café recém-torrados é ideal após cerca de uma semana de descanso. Se você receber grãos que foram torrados recentemente, pode valer a pena deixá-los descansar por mais alguns dias para obter a melhor experiência de sabor.
Eu realmente preciso de café recém-torrado?
Eu preciso mesmo mesmo mesmo do vosso café acabado de torrar ?
Sim! Gostas de pão fresco, adoras sumos acabados de fazer e comes os teus legumes sempre frescos. Tudo sabe melhor fresco, por que beberias café que já está há séculos na prateleira? O nosso café é torrado fresco mesmo antes de ser enviado. Todos os dias torramos pequenas quantidades para que possamos sempre garantir que os grãos de café que enviamos são frescos.
Além disso, simplesmente fazemos café muito bom. Provamos cada lote que fazemos (de facto, dormimos pouco com tanta cafeína) e se não gostarmos, o lote é rejeitado. Cada saco de café que enviamos tem a data da torra na embalagem, assim podes sempre ver exatamente quão fresco está o teu saco de café.
E também importante: temos preços muito competitivos! Compara-nos à vontade com outros fornecedores de café acabado de torrar (e nós somos mais fixes!!).
Acredita, as tuas papilas gustativas vão agradecer-te.
Por que os sacos com grãos de café às vezes ficam estufados?
É perfeitamente normal que os nossos sacos de grãos de café fiquem inchados. Isto não é um sinal de problema ou deterioração, mas sim um processo natural que ocorre após a torra dos grãos de café. Abaixo explicamos por que isso acontece e por que é justamente bom para a frescura do seu café.
Grãos de café libertam CO₂ após a torra
Após serem torrados, os grãos de café libertam uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO₂). Este processo, chamado de ‘degaseificação’, é um subproduto natural da torra. O CO₂ libertado faz com que o saco, por vezes, fique inchado.
Válvula unidirecional garante frescura
Os nossos sacos de café possuem uma válvula unidirecional na parte da frente. Esta válvula permite que o CO₂ escape do saco, mas impede que oxigênio e outros gases entrem. O oxigênio é o maior inimigo do café fresco; ele acelera o processo de oxidação e reduz o sabor. Graças à válvula, o café permanece fresco por mais tempo.
Por que o saco às vezes permanece inchado?
Em alguns sacos, a válvula é um pouco mais apertada, fazendo com que o CO₂ seja libertado mais lentamente. Isso pode fazer com que o saco permaneça inchado. Isto não afeta a qualidade nem a frescura do café. Na verdade, o CO₂ restante dentro do saco ajuda a proteger os grãos do oxigênio e mantém-nos frescos por mais tempo.
Conclusão: nada com que se preocupar!
Um saco de grãos de café inchado significa simplesmente que o café está fresco e ainda a libertar CO₂. Este processo é totalmente natural e um sinal de qualidade. Abra o saco como de costume e desfrute do delicioso sabor dos nossos grãos de café recém-torrados!
Tem alguma dúvida? Entre em contato connosco!