Termos e condições gerais

Índice:
Artigo 1.º - Definições
Artigo 2.º - Identidade do empresário
Artigo 3.º - Aplicabilidade
Artigo 4.º - A oferta
Artigo 5.º - O acordo
Artigo 6.º - Direito de retratação
Artigo 7.º - Custos em caso de retratação
Artigo 8.º - Exclusão do direito de retratação
Artigo 9.º - O preço
Artigo 10º - Conformidade e garantia
Artigo 11º - Entrega e execução
Artigo 12º - Operações de duração: duração, rescisão e prorrogação
Artigo 13º - Pagamento
Artigo 14º - Procedimento de reclamação
Artigo 15º - Litígios
Artigo 16º - Disposições complementares ou diferentes
Artigo 1.º - Definições
Nos presentes termos e condições, entende-se por:
- Período de reflexão: o período durante o qual o consumidor pode exercer o seu direito de retratação;
- Consumidor: a pessoa singular que não actua no exercício de uma profissão ou negócio e que celebra um contrato à distância com o comerciante;
- Dia: dia de calendário;
- Transação de duração: contrato à distância relativo a uma série de produtos e/ou serviços, cuja obrigação de entrega e/ou compra se estende no tempo;
- Suporte duradouro de dados: qualquer meio que permita ao consumidor ou ao comerciante armazenar informações que lhe sejam pessoalmente dirigidas, de forma a permitir a consulta futura e a reprodução inalterada das informações armazenadas.
- Direito de retratação: a possibilidade de o consumidor rescindir o contrato à distância dentro do prazo de reflexão;
- Modelo de formulário: o modelo de formulário de retratação disponibilizado pelo empresário que o consumidor pode preencher quando quiser exercer o seu direito de retratação.
- Empresário: a pessoa singular ou colectiva que oferece produtos e/ou serviços aos consumidores à distância;
- Contrato à distância: acordo através do qual, no âmbito de um sistema organizado pelo empresário para a venda à distância de produtos e/ou serviços, até à celebração do acordo, inclusive, é feita a utilização exclusiva de uma ou mais técnicas de comunicação à distância;
- Técnica de comunicação à distância: meios que podem ser utilizados para a celebração de um acordo, sem que o consumidor e o empresário se reúnam na mesma sala ao mesmo tempo.
- Termos e Condições Gerais: os actuais Termos e Condições Gerais do empresário.
Artigo 2 - Identidade do empresário
Nome do empresário: Café du Jour B.V.
Endereço comercial: Westgaag 94 a, 3155 DJ Maasland
Número de telefone: +31106690510
Endereço de correio eletrónico: [email protected] (mencionar o nome da loja virtual)
Número da Câmara de Comércio: 93080697
Btw-identificatienummer: NL866270152B01
Artigo 3 - Aplicabilidade
- Estes termos e condições gerais aplicam-se a todas as ofertas do empresário e a todos os contratos e encomendas à distância celebrados entre o empresário e o consumidor.
- Antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais será disponibilizado ao consumidor. Se isso não for razoavelmente possível, antes da conclusão do contrato à distância, será indicado que os termos e condições gerais estão disponíveis para inspeção nas instalações do empresário e que serão enviados gratuitamente ao consumidor o mais rápido possível, mediante solicitação.
- Se o contrato à distância for celebrado por via eletrónica, não obstante o parágrafo anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto das presentes condições gerais pode ser disponibilizado ao consumidor por via eletrónica de forma a poder ser armazenado pelo consumidor de forma simples num suporte de dados duradouro. Se tal não for razoavelmente possível, antes da celebração do contrato à distância, será indicado o local onde as condições gerais podem ser consultadas por via eletrónica e que serão enviadas por via eletrónica ou gratuitamente a pedido do consumidor.
- No caso de se aplicarem condições específicas do produto ou do serviço para além das presentes condições gerais, os segundo e terceiro parágrafos aplicam-se mutatis mutandis e, em caso de conflito entre as condições gerais, o consumidor pode sempre invocar a disposição aplicável que lhe for mais favorável.
- Se uma ou mais disposições das presentes condições gerais forem, em qualquer momento, total ou parcialmente nulas ou anuladas, o contrato e as presentes condições gerais manter-se-ão em vigor e a disposição em causa será substituída sem demora, de comum acordo, por uma disposição que se aproxime o mais possível do sentido da original.
- As situações não previstas nas presentes condições gerais devem ser avaliadas "no espírito" das presentes condições gerais.
- As incertezas sobre a interpretação ou o conteúdo de uma ou mais disposições das nossas condições gerais devem ser interpretadas "no espírito" das presentes condições gerais.
Artigo 4 - A oferta
- Se uma oferta tiver um período de validade limitado ou estiver sujeita a condições, este facto será explicitamente indicado na oferta.
- A oferta é sem compromisso. O empresário tem o direito de alterar e ajustar a oferta.
- A oferta contém uma descrição completa e exacta dos produtos e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para permitir uma avaliação adequada da oferta pelo consumidor. Se o empresário usa imagens, estas são uma representação verdadeira dos produtos e / ou serviços oferecidos. Erros óbvios ou erros óbvios na oferta não vinculam o empreendedor.
- Todas as imagens, especificações e dados da oferta são indicativos e não podem ser motivo de indemnização ou dissolução do contrato.
- As imagens dos produtos são uma representação fiel dos produtos oferecidos. O operador não pode garantir que as cores apresentadas correspondam exatamente às cores reais dos produtos.
- Cada oferta contém informações que permitem ao consumidor conhecer claramente os direitos e obrigações inerentes à aceitação da oferta. Isto diz respeito, nomeadamente
- o preço, incluindo impostos;
- eventuais despesas de envio
- a forma como o acordo será celebrado e quais as acções necessárias para o efeito;
- se o direito de retratação é ou não aplicável;
- ao modo de pagamento, de entrega e de execução do contrato;
- o prazo de aceitação da oferta ou o prazo durante o qual o comerciante garante o preço;
- o nível da tarifa de comunicação à distância se os custos de utilização da técnica de comunicação à distância forem calculados numa base diferente da tarifa de base normal para o meio de comunicação utilizado;
- se o contrato é arquivado após a sua celebração e, em caso afirmativo, a forma como pode ser consultado pelo consumidor;
- a forma como o consumidor, antes de celebrar o contrato, pode verificar e, se o desejar, retificar os dados por ele fornecidos no âmbito do contrato;
- as línguas em que o contrato pode ser celebrado, para além do neerlandês;
- os códigos de conduta a que o comerciante está sujeito e a forma como o consumidor pode consultar esses códigos de conduta por via eletrónica; e
- a duração mínima do contrato à distância no caso de uma transação alargada.
Artigo 5.º - O contrato
- Sob reserva do disposto no n.º 4, o contrato é celebrado no momento em que o consumidor aceita a oferta e cumpre os termos e condições nela estipulados.
- Se o consumidor tiver aceite a oferta por via eletrónica, o comerciante confirmará imediatamente a receção da aceitação da oferta por via eletrónica. Enquanto a receção desta aceitação não for confirmada pelo empresário, o consumidor pode rescindir o contrato.
- Se o contrato for celebrado por via eletrónica, o empresário deve tomar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger a transferência eletrónica de dados e garantir um ambiente Web seguro. Se o consumidor puder pagar eletronicamente, o empresário observará medidas de segurança adequadas.
- O empresário pode - dentro dos quadros legais - informar-se se o consumidor pode cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como todos os factos e factores que são importantes para uma conclusão responsável do acordo remoto. Se, com base nesta investigação, o empresário tiver boas razões para não celebrar o acordo, tem o direito de recusar uma ordem ou pedido ou de anexar condições especiais à implementação, ao mesmo tempo que justifica.
- O empresário incluirá as seguintes informações com o produto ou serviço para o consumidor, por escrito ou de forma que possa ser armazenado pelo consumidor de forma acessível em um suporte de dados durável:
a. o endereço de visita do estabelecimento do empresário onde o consumidor pode ir com reclamações;
b. as condições e a forma como o consumidor pode fazer uso do direito de retratação, ou uma declaração clara sobre a exclusão do direito de retratação;
c. a informação sobre as garantias e o serviço pós-venda existente;
d. os dados incluídos no artigo 4.º, n.º 3, destas condições, exceto se o empresário já tiver fornecido esses dados ao consumidor antes da implementação do acordo;
e. os requisitos para a rescisão do contrato se este tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indeterminada.
- No caso de uma transação de duração, a disposição do parágrafo anterior só se aplica à primeira entrega.
- Cada contrato é celebrado em condições suspensivas de disponibilidade suficiente dos produtos em causa.
Artigo 6 - Direito de retratação
Aquando da entrega dos produtos:
- Aquando da compra de produtos, o consumidor tem a possibilidade de rescindir o contrato sem indicar os motivos durante 14 dias. Este período de reflexão começa no dia seguinte à receção do produto pelo consumidor ou por um representante previamente designado pelo consumidor e dado a conhecer ao empresário.
- Durante o período de reflexão, o consumidor manipulará o produto e sua embalagem com cuidado. Ele só desembalará ou usará o produto na medida necessária para avaliar se deseja manter o produto. Se ele exercer seu direito de retirada, ele devolverá o produto ao empresário com todos os acessórios entregues e - se razoavelmente possível - na condição e embalagem originais, de acordo com as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo empresário.
- Se o consumidor desejar exercer seu direito de retirada, ele é obrigado a tornar isso conhecido pelo empresário dentro de 14 dias, após o recebimento do produto. O consumidor deve dar a conhecer este facto utilizando o modelo de formulário. Depois de o consumidor ter declarado que pretende exercer o seu direito de retratação, deve devolver o produto no prazo de 14 dias. O consumidor tem de provar que os bens entregues foram devolvidos atempadamente, por exemplo, através de um comprovativo de expedição.
- Se o cliente não tiver manifestado o seu desejo de utilizar o seu direito de rescisão ou não tiver devolvido o produto ao empresário após o termo dos períodos mencionados nos n.ºs 2 e 3, a compra é um facto.
Em caso de prestação de serviços:
- Com a entrega de serviços, o consumidor tem a possibilidade de dissolver o contrato sem dar motivos por pelo menos 14 dias, a partir do dia da celebração do contrato.
- Para fazer uso do seu direito de rescisão, o consumidor deve cumprir as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo operador no momento da oferta e/ou, o mais tardar, aquando da entrega.
Artigo 7.º - Custos em caso de retratação
- Se o consumidor fizer uso do seu direito de retratação, suportará, no máximo, os custos de devolução.
- Se o consumidor tiver pago um montante, o empresário reembolsará esse montante o mais rapidamente possível, mas o mais tardar no prazo de 14 dias após a retirada. Isso está sujeito à condição de que o produto já tenha sido recebido de volta pelo empresário ou que provas conclusivas de retorno completo possam ser apresentadas.
Artigo 8.º - Exclusão do direito de retratação
- O comerciante pode excluir o direito de retratação do consumidor para os produtos descritos nos n.ºs 2 e 3. A exclusão do direito de resolução só é válida se o comerciante o indicar claramente na oferta ou, pelo menos, em tempo útil antes da celebração do contrato.
- A exclusão do direito de retratação só é possível para os produtos
a. que tenham sido criados pelo empresário de acordo com as especificações do consumidor;
b. que sejam claramente de carácter pessoal;
c. que não possam ser devolvidos devido à sua natureza;
d. que se estraguem ou envelheçam rapidamente;
e. cujo preço está sujeito a flutuações no mercado financeiro sobre as quais o empresário não tem influência;
f. para jornais e revistas individuais;
g. para gravações de áudio e vídeo e software de computador dos quais o consumidor quebrou o selo.
h. para produtos de higiene dos quais o consumidor tenha quebrado o selo.
- A exclusão do direito de retratação só é possível para os serviços
a. relativos a alojamento, transporte, restauração ou actividades de lazer a realizar numa determinada data ou durante um determinado período;
b. cuja entrega tenha sido iniciada com o consentimento expresso do consumidor antes do termo do prazo de reflexão;
c. relativos a apostas e lotarias.
Artigo 9 - O preço
- Durante o período de validade indicado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, com exceção das alterações de preços devidas a alterações das taxas de IVA.
- Ao contrário do parágrafo anterior, o Empreendedor pode oferecer produtos ou serviços cujos preços estão sujeitos a flutuações no mercado financeiro que estão fora do controle do Empreendedor, com preços variáveis. Esta ligação às flutuações e o facto de quaisquer preços mencionados serem preços-alvo serão mencionados na oferta.
- Os aumentos de preços no prazo de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se resultarem de regulamentos ou disposições legais.
- Os aumentos de preços a partir de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se o empresário os tiver estipulado e:
a. resultarem de regulamentos ou disposições legais; ou
b. o consumidor está autorizado a rescindir o contrato no dia em que o aumento de preço entra em vigor.
- Os preços mencionados na oferta de produtos ou serviços incluem IVA.
- Todos os preços estão sujeitos a erros de impressão e tipografia. Não é aceite qualquer responsabilidade pelas consequências de erros de impressão e de composição. Em caso de erros de impressão e de composição, o empresário não é obrigado a entregar o produto de acordo com o preço incorreto.
Artigo 10 - Conformidade e garantia
- O comerciante garante que os produtos e/ou serviços estão em conformidade com o contrato, com as especificações indicadas na oferta, com os requisitos razoáveis de fiabilidade e/ou usabilidade e com as disposições legais e/ou regulamentos governamentais em vigor à data da celebração do contrato. Se acordado, o comerciante também garante que o produto é adequado para uma utilização diferente da normal.
- Uma garantia prestada pelo comerciante, fabricante ou importador não afecta os direitos legais e as reivindicações que o consumidor pode fazer valer contra o comerciante com base no contrato.
- Quaisquer defeitos ou produtos entregues incorretamente devem ser comunicados ao empresário, por escrito, no prazo de uma semana após a entrega. A devolução dos produtos deve ser efectuada na embalagem original e em estado novo.
- O período de garantia do empresário corresponde ao período de garantia de fábrica. No entanto, o empresário nunca é responsável pela adequação final dos produtos para cada aplicação individual do consumidor, nem por qualquer conselho sobre o uso ou aplicação dos produtos.
- A garantia não se aplica se:
- O consumidor tiver reparado e/ou modificado os produtos entregues ou os tiver mandado reparar e/ou modificar por terceiros;
- Os produtos entregues tiverem sido expostos a condições anormais ou tratados de forma descuidada ou contrária às instruções do empresário e/ou da embalagem;
- A inadequação é total ou parcialmente o resultado de regulamentos impostos ou a serem impostos pelo governo sobre a natureza ou a qualidade dos materiais utilizados.
Artigo 11 - Entrega e implementação
- O empresário tomará o maior cuidado possível ao receber e executar pedidos de produtos e ao avaliar solicitações de prestação de serviços.
- O local de entrega é o endereço que o consumidor deu a conhecer à empresa.
- Sem prejuízo do disposto no n.º 4 do presente artigo, a empresa executará as encomendas aceites com a rapidez conveniente, mas o mais tardar no prazo de 30 dias, salvo se o consumidor tiver acordado um prazo de entrega mais longo. Se a entrega for atrasada, ou se uma encomenda não puder ser executada ou só puder ser executada parcialmente, o consumidor será informado do facto o mais tardar 30 dias após a encomenda ter sido efectuada. Nesse caso, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem custos. O consumidor não tem direito a qualquer indemnização.
- Todas as condições de entrega são indicativas. O consumidor não pode obter quaisquer direitos dos termos mencionados. A ultrapassagem de um prazo não confere ao consumidor o direito a qualquer indemnização.
- Em caso de dissolução nos termos do n.º 3 deste artigo, o empresário reembolsará o montante pago pelo consumidor o mais rapidamente possível, mas o mais tardar no prazo de 14 dias após a dissolução.
- Se a entrega de um produto encomendado se revelar impossível, o empresário fará um esforço para fornecer um artigo de substituição. No momento da entrega, o mais tardar, será indicado de forma clara e compreensível que está a ser entregue um artigo de substituição. No caso de artigos de substituição, o direito de retratação não pode ser excluído. Os custos de qualquer envio de devolução serão suportados pelo empresário.
- O risco de danos e / ou perda de produtos recai sobre o empresário até o momento da entrega ao consumidor ou a um representante designado com antecedência e dado a conhecer ao empresário, a menos que explicitamente acordado de outra forma.
Artigo 12 - Duração das transacções: duração, rescisão e prorrogação
Rescisão
- O consumidor pode rescindir um contrato sem termo que tenha sido celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços em qualquer momento, sujeito às regras de rescisão acordadas e a um período máximo de pré-aviso de um mês.
- O consumidor pode rescindir um contrato a termo certo celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços em qualquer momento no termo do prazo fixado, de acordo com as regras de rescisão aplicáveis e com um pré-aviso que não exceda um mês.
- Os consumidores podem denunciar os contratos referidos nos números anteriores:
- rescindir em qualquer altura, não estando limitados a uma rescisão num momento ou num período específicos;
- pelo menos, rescindi-los da mesma forma que os celebrou;
- rescindir sempre com o mesmo prazo de pré-aviso que o empresário tiver estipulado para si próprio.
Prorrogação
- Um contrato a termo que tenha sido celebrado para o fornecimento regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços não pode ser tacitamente prorrogado ou renovado por um período determinado.
- Não obstante o disposto no número anterior, um contrato a termo certo celebrado para o fornecimento regular de jornais e revistas diários ou semanais pode ser tacitamente renovado por um prazo fixo não superior a três meses, desde que o consumidor possa rescindir este contrato renovado no final da renovação com um pré-aviso não superior a um mês.
- Um contrato a termo celebrado para o fornecimento regular de produtos ou serviços só pode ser tacitamente prorrogado por um período de tempo indeterminado se o consumidor puder rescindi-lo a qualquer momento com um pré-aviso não superior a um mês e com um pré-aviso não superior a três meses no caso de o contrato dizer respeito ao fornecimento regular, mas menos de uma vez por mês, de jornais e revistas diários ou semanais.
- Um contrato a termo para o fornecimento regular de jornais e revistas diários ou semanais a título de introdução (assinatura experimental ou introdutória) não é tacitamente continuado e termina automaticamente no final do período experimental ou introdutório.
Duração do contrato
- Se a duração de um contrato for superior a um ano, após um ano o consumidor pode, a qualquer momento, rescindir o contrato com um pré-aviso máximo de um mês, exceto se a razoabilidade e a equidade se opuserem à rescisão antes do termo do prazo acordado.
Artigo 13º - Pagamento
- Salvo acordo em contrário, os montantes devidos pelo consumidor devem ser pagos no prazo de 7 dias úteis após o início do período de reflexão referido no n.º 1 do artigo 6. No caso de um contrato de prestação de serviços, este prazo começa a correr após o consumidor ter recebido a confirmação do contrato.
- O consumidor tem o dever de comunicar imediatamente ao empresário as inexactidões nos dados de pagamento fornecidos ou mencionados.
- Em caso de não pagamento pelo consumidor, o empresário tem o direito, sujeito a restrições legais, de cobrar os custos razoáveis comunicados antecipadamente ao consumidor.
Artigo 14 - Procedimento de reclamação
1. Oempresário tem um procedimento de reclamações suficientemente divulgado e lida com reclamações de acordo com este procedimento de reclamações.
2. As reclamações sobre a execução do contrato devem ser apresentadas ao empresário de forma completa e claramente descrita no prazo de 7 dias após o consumidor ter descoberto os defeitos.
3. As reclamações apresentadas ao empresário serão respondidas dentro de um período de 14 dias a partir da data de recebimento. Se uma reclamação exigir um tempo de processamento previsivelmente mais longo, o empresário responderá dentro do período de 14 dias com um aviso de recebimento e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.
4. Se a queixa não puder ser resolvida por mútuo acordo, surge um litígio que está sujeito ao procedimento de resolução de litígios.
5. Uma reclamação não suspende as obrigações do empresário, exceto se este indicar o contrário por escrito.
6. Se uma reclamação for considerada válida pelo empresário, o empresário irá, a seu critério, substituir ou reparar os produtos entregues gratuitamente.
Artigo 15 - Litígios
- Nos acordos entre o empresário e o consumidor aos quais estas condições gerais se aplicam, apenas a lei holandesa se aplica. Mesmo que o consumidor resida no estrangeiro.
- A Convenção de Viena sobre Vendas não se aplica.
Artigo 16 - Disposições adicionais ou diferentes
Disposições adicionais ou disposições que se desviem destes termos e condições gerais não podem ser em detrimento do consumidor e devem ser registadas por escrito ou de forma a que o consumidor as possa armazenar de forma acessível num suporte de dados durável.