Termos e condições gerais

Termos e Condições Gerais
Café du Jour B.V. - Versão 24-09-2025
Índice
- Artigo 1 - Definições
- Artigo 2 - Identidade do empresário
- Artigo 3 - Aplicabilidade
- Artigo 4 - A oferta
- Artigo 5 - O contrato
- Artigo 6 - Direito de retratação
- Artigo 7 - Custos em caso de retratação
- Artigo 8 - Exclusão do direito de retratação
- Artigo 9 - O preço
- Artigo 10 - Conformidade e garantia
- Artigo 11 - Entrega e execução
- Artigo 12 - Transações de duração: prazo, cancelamento e renovação
- Artigo 13 - Pagamento
- Artigo 14 - Procedimento de reclamações
- Artigo 15 - Disputas
- Artigo 16 - Disposições adicionais ou divergentes
Artigo 1 - Definições
Nestas condições entende-se por:
1. Período de reflexão: o prazo dentro do qual o consumidor pode exercer o seu direito de retratação;
2. Consumidor: a pessoa singular que não atua no exercício de uma profissão ou empresa e celebra um contrato à distância com o empresário;
3. Dia: dia de calendário;
4. Transação de duração: um contrato à distância relativo a uma série de produtos e/ou serviços, cuja obrigação de entrega e/ou compra é distribuída ao longo do tempo;
5. Suporte duradouro: qualquer meio que permita ao consumidor ou empresário armazenar informações que lhe sejam dirigidas pessoalmente de forma a permitir consulta futura e reprodução inalterada das informações armazenadas;
6. Direito de retratação: a possibilidade de o consumidor desistir do contrato à distância dentro do período de reflexão;
7. Formulário modelo: o formulário modelo de retratação que o empresário disponibiliza e que um consumidor pode preencher quando quiser exercer o seu direito de retratação;
8. Empresário: a pessoa singular ou coletiva que oferece produtos e/ou serviços à distância aos consumidores;
9. Contrato à distância: um contrato em que, no âmbito de um sistema organizado pelo empresário para venda à distância de produtos e/ou serviços, até e incluindo a celebração do contrato, é feito uso exclusivo de uma ou mais técnicas de comunicação à distância;
10. Técnica de comunicação à distância: meio que pode ser usado para celebrar um contrato, sem que o consumidor e o empresário tenham se reunido simultaneamente no mesmo espaço;
11. Termos e Condições Gerais: os presentes Termos e Condições Gerais do empresário.
Artigo 2 - Identidade do empresário
Nome do empresário: Café du Jour B.V.
Endereço comercial: Westgaag 94 a, 3155 DJ Maasland, Países Baixos
Número de telefone: +31 10 669 0510
Endereço de e-mail: [email protected]
Número da Câmara de Comércio: 93080697
Número de identificação IVA: NL866270152B01
Artigo 3 - Aplicabilidade
1. Estes termos e condições gerais aplicam-se a cada oferta do empresário e a cada contrato à distância e encomendas celebrados entre empresário e consumidor.
2. Antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais será disponibilizado ao consumidor. Se isto não for razoavelmente possível, será indicado antes da celebração do contrato à distância que os termos e condições gerais podem ser consultados nas instalações do empresário e que serão enviados gratuitamente o mais rapidamente possível a pedido do consumidor.
3. Se o contrato à distância for celebrado eletronicamente, contrariamente ao parágrafo anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais pode ser disponibilizado ao consumidor por via eletrónica de forma a poder ser facilmente armazenado pelo consumidor num suporte duradouro. Se isto não for razoavelmente possível, será indicado antes da celebração do contrato à distância onde os termos e condições gerais podem ser consultados por via eletrónica e que serão enviados gratuitamente a pedido do consumidor por via eletrónica ou de outra forma.
4. No caso de se aplicarem condições específicas de produtos ou serviços para além destes termos e condições gerais, o segundo e terceiro parágrafos aplicam-se por analogia e o consumidor pode sempre invocar a disposição aplicável que lhe seja mais favorável em caso de termos e condições gerais contraditórios.
5. Se uma ou mais disposições nestes termos e condições gerais forem total ou parcialmente nulas ou anuladas em qualquer momento, então o contrato e estas condições permanecerão em vigor para o restante e a disposição em questão será imediatamente substituída por acordo mútuo por uma disposição que se aproxime o mais possível do âmbito do original.
6. Situações não reguladas nestes termos e condições gerais devem ser avaliadas "no espírito" destes termos e condições gerais.
7. Incertezas sobre a interpretação ou conteúdo de uma ou mais disposições das nossas condições devem ser interpretadas "no espírito" destes termos e condições gerais.
Artigo 4 - A oferta
1. Se uma oferta tem um período de validade limitado ou está sujeita a condições, isto será explicitamente indicado na oferta.
2. A oferta é sem compromisso. O empresário tem o direito de alterar e adaptar a oferta.
3. A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para permitir uma avaliação adequada da oferta pelo consumidor. Se o empresário usar imagens, estas são uma representação fiel dos produtos e/ou serviços oferecidos. Erros óbvios ou enganos evidentes na oferta não vinculam o empresário.
4. Imagens e especificações na oferta são o mais fiéis possível. O empresário esforça-se por representá-las com a maior precisão possível.
5. Imagens de produtos são uma representação fiel dos produtos oferecidos. O empresário não pode garantir que as cores apresentadas correspondam exatamente às cores reais dos produtos.
6. Cada oferta contém informações tais que fique claro para o consumidor quais direitos e obrigações estão ligados à aceitação da oferta. Isto diz respeito em particular a:
- o preço incluindo impostos;
- os eventuais custos de envio;
- a forma como o contrato será celebrado e quais ações são necessárias para isso;
- a aplicação ou não do direito de retratação;
- o método de pagamento, entrega e execução do contrato;
- o prazo para aceitação da oferta, ou o prazo dentro do qual o empresário garante o preço;
- o nível da tarifa para comunicação à distância se os custos de uso da técnica para comunicação à distância forem calculados numa base diferente da tarifa básica regular para o meio de comunicação usado;
- se o contrato será arquivado após a celebração e, em caso afirmativo, como pode ser consultado pelo consumidor;
- a forma como o consumidor pode verificar e, se desejar, corrigir os dados fornecidos por ele no contexto do contrato antes de celebrar o contrato;
- os outros idiomas em que, além do holandês, o contrato pode ser celebrado;
- os códigos de conduta aos quais o empresário se submeteu e a forma como o consumidor pode consultar estes códigos de conduta eletronicamente; e
- a duração mínima do contrato à distância no caso de uma transação de duração.
Artigo 5 - O contrato
1. O contrato é celebrado, sujeito às disposições do parágrafo 4, no momento da aceitação pelo consumidor da oferta e do cumprimento das condições estabelecidas.
2. Se o consumidor aceitou a oferta eletronicamente, o empresário confirma imediatamente por via eletrónica o recebimento da aceitação da oferta. Enquanto o recebimento desta aceitação não tiver sido confirmado pelo empresário, o consumidor pode dissolver o contrato.
3. Se o contrato for celebrado eletronicamente, o empresário toma medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger a transferência eletrónica de dados e garante um ambiente web seguro. Se o consumidor puder pagar eletronicamente, o empresário observará medidas de segurança apropriadas.
4. O empresário pode - dentro dos limites legais - informar-se se o consumidor pode cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como todos os factos e fatores que são importantes para uma celebração responsável do contrato à distância. Se o empresário, com base nesta investigação, tiver boas razões para não celebrar o contrato, tem o direito de recusar um pedido ou solicitação com justificação ou vincular condições especiais à execução.
5. O empresário enviará ao consumidor com o produto ou serviço as seguintes informações, por escrito ou de forma que possam ser armazenadas pelo consumidor de forma acessível num suporte duradouro:
a. o endereço de visita do estabelecimento do empresário onde o consumidor pode dirigir-se com reclamações;
b. as condições e a forma como o consumidor pode exercer o direito de retratação, ou uma indicação clara sobre a exclusão do direito de retratação;
c. as informações sobre garantias e serviço pós-venda existente;
d. os dados incluídos no artigo 4 parágrafo 3 destas condições, a menos que o empresário já tenha fornecido estes dados ao consumidor antes da execução do contrato;
e. os requisitos para rescisão do contrato se o contrato tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indefinida.
b. as condições e a forma como o consumidor pode exercer o direito de retratação, ou uma indicação clara sobre a exclusão do direito de retratação;
c. as informações sobre garantias e serviço pós-venda existente;
d. os dados incluídos no artigo 4 parágrafo 3 destas condições, a menos que o empresário já tenha fornecido estes dados ao consumidor antes da execução do contrato;
e. os requisitos para rescisão do contrato se o contrato tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indefinida.
6. No caso de uma transação de duração, a disposição do parágrafo anterior aplica-se apenas à primeira entrega.
7. Cada contrato é celebrado sob as condições suspensivas de disponibilidade suficiente dos produtos em questão.
Artigo 6 - Direito de retratação
Para entrega de produtos:
1. Ao comprar produtos, o consumidor tem a possibilidade de dissolver o contrato sem dar razões durante 14 dias. Este período de reflexão começa no dia seguinte ao recebimento do produto pelo consumidor ou um representante previamente designado pelo consumidor e comunicado ao empresário.
2. Durante o período de reflexão, o consumidor tratará o produto e a embalagem com cuidado. Ele só desembalará ou usará o produto na medida necessária para avaliar se deseja manter o produto. Se exercer o seu direito de retratação, devolverá o produto com todos os acessórios fornecidos e - se razoavelmente possível - no estado e embalagem originais ao empresário, de acordo com as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo empresário.
3. Quando o consumidor desejar exercer o seu direito de retratação, é obrigado a comunicá-lo ao empresário dentro de 14 dias após o recebimento do produto. O consumidor deve comunicar isto através do formulário modelo. Depois de o consumidor ter indicado que deseja exercer o seu direito de retratação, o cliente deve devolver o produto dentro de 14 dias. O consumidor deve provar que os bens entregues foram devolvidos a tempo, por exemplo, através de comprovativo de envio.
4. Se o cliente não tiver indicado após o término dos períodos mencionados nos parágrafos 2 e 3 que deseja exercer o seu direito de retratação ou não tiver devolvido o produto ao empresário, a compra é definitiva.
Para prestação de serviços:
1. Na prestação de serviços, o consumidor tem a possibilidade de dissolver o contrato sem dar razões durante pelo menos 14 dias, a partir do dia da celebração do contrato.
2. Para exercer o seu direito de retratação, o consumidor seguirá as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo empresário com a oferta e/ou o mais tardar aquando da entrega.
Artigo 7 - Custos em caso de retratação
1. Se o consumidor exercer o seu direito de retratação, suportará no máximo os custos de devolução.
2. Se o consumidor pagou uma quantia, o empresário reembolsará esta quantia o mais rapidamente possível, mas o mais tardar 14 dias após a retratação. A condição é que o produto já tenha sido recebido de volta pelo retalhista online ou possa ser apresentada prova conclusiva de devolução completa.
Artigo 8 - Exclusão do direito de retratação
1. O empresário pode excluir o direito de retratação do consumidor para produtos conforme descrito nos parágrafos 2 e 3. A exclusão do direito de retratação só se aplica se o empresário o indicou claramente na oferta, pelo menos a tempo antes da celebração do contrato.
2. A exclusão do direito de retratação só é possível para produtos:
a. que foram criados pelo empresário de acordo com as especificações do consumidor;
b. que são claramente de natureza pessoal;
c. que pela sua natureza não podem ser devolvidos;
d. que podem deteriorar-se ou envelhecer rapidamente;
e. cujo preço está sujeito a flutuações no mercado financeiro sobre as quais o empresário não tem influência;
f. para jornais e revistas individuais;
g. para gravações de áudio e vídeo e software de computador cujo selo foi quebrado pelo consumidor;
h. para produtos higiénicos cujo selo foi quebrado pelo consumidor.
b. que são claramente de natureza pessoal;
c. que pela sua natureza não podem ser devolvidos;
d. que podem deteriorar-se ou envelhecer rapidamente;
e. cujo preço está sujeito a flutuações no mercado financeiro sobre as quais o empresário não tem influência;
f. para jornais e revistas individuais;
g. para gravações de áudio e vídeo e software de computador cujo selo foi quebrado pelo consumidor;
h. para produtos higiénicos cujo selo foi quebrado pelo consumidor.
3. A exclusão do direito de retratação só é possível para serviços:
a. relativos a alojamento, transporte, restauração ou atividades de lazer a realizar numa data determinada ou durante um período determinado;
b. cuja prestação tenha começado com o consentimento expresso do consumidor antes de expirado o período de reflexão;
c. relativos a apostas e loterias.
b. cuja prestação tenha começado com o consentimento expresso do consumidor antes de expirado o período de reflexão;
c. relativos a apostas e loterias.
Artigo 9 - O preço
1. Durante o período de validade indicado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, exceto alterações de preços resultantes de alterações nas taxas de IVA.
2. Contrariamente ao parágrafo anterior, o empresário pode oferecer produtos ou serviços cujos preços estão sujeitos a flutuações no mercado financeiro e sobre os quais o empresário não tem influência, com preços variáveis. Esta dependência de flutuações e o facto de os preços eventualmente mencionados serem preços-alvo são indicados na oferta.
3. Aumentos de preços dentro de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se forem o resultado de regulamentos ou disposições legais.
4. Aumentos de preços a partir de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se o empresário o estipulou e:
a. são o resultado de regulamentos ou disposições legais; ou
b. o consumidor tem autoridade para rescindir o contrato com efeito a partir do dia em que o aumento de preço entra em vigor.
b. o consumidor tem autoridade para rescindir o contrato com efeito a partir do dia em que o aumento de preço entra em vigor.
5. Os preços mencionados na oferta de produtos ou serviços incluem IVA.
6. Todos os preços estão sujeitos a erros de impressão e composição. Não se aceita qualquer responsabilidade pelas consequências de erros de impressão e composição. Em caso de erros de impressão e composição, o empresário não é obrigado a entregar o produto ao preço incorreto.
Artigo 10 - Conformidade e Garantia
1. O empresário garante que os produtos e/ou serviços cumprem o contrato, as especificações indicadas na oferta, os requisitos razoáveis de solidez e/ou usabilidade e as disposições legais e/ou regulamentos governamentais existentes na data de celebração do contrato. Se acordado, o empresário também garante que o produto é adequado para uso diferente do normal.
2. Para todos os bens de consumo, aplica-se a garantia legal de conformidade de 2 anos a partir da entrega do produto. Durante este período, o consumidor tem direito a reparação ou substituição gratuita em caso de falta de conformidade.
3. Uma garantia fornecida pelo empresário, fabricante ou importador não afeta os direitos legais e reivindicações que o consumidor pode fazer valer contra o empresário com base no contrato.
4. O consumidor deve informar o empresário por escrito de um defeito dentro de 2 meses após a sua determinação. Os defeitos podem ser determinados e relatados durante todo o período de garantia legal de 2 anos.
5. Além da garantia legal de conformidade de 2 anos, o empresário pode fornecer uma garantia comercial adicional. Esta garantia comercial não afeta os direitos legais do consumidor. No entanto, o empresário nunca é responsável pela adequação final dos produtos para cada aplicação individual pelo consumidor, nem por qualquer conselho sobre o uso ou aplicação dos produtos.
6. A garantia legal de conformidade permanece totalmente aplicável, a menos que a falta de conformidade seja resultado direto de:
- Uso imprudente pelo consumidor que esteja diretamente relacionado com o defeito ocorrido, onde o consumidor não tratou os produtos entregues de acordo com as instruções de uso fornecidas;
- Desgaste normal do produto;
- Uma causa externa que não pode ser atribuída ao empresário.
Artigo 11 - Entrega e execução
1. O empresário terá o maior cuidado possível ao receber e executar encomendas de produtos e ao avaliar pedidos de prestação de serviços.
2. O local de entrega é o endereço que o consumidor comunicou à empresa.
3. A empresa executará encomendas aceites com rapidez, mas o mais tardar dentro de 30 dias, a menos que o consumidor tenha concordado com um período de entrega mais longo. Se a entrega for atrasada, ou se uma encomenda não puder ser executada ou puder ser executada apenas parcialmente, o consumidor será notificado disso o mais tardar 30 dias após ter feito a encomenda. Nesse caso, o consumidor tem o direito de dissolver o contrato sem custos. O consumidor não tem direito a compensação.
4. Em caso de dissolução de acordo com o parágrafo 3 deste artigo, o empresário reembolsará o montante pago pelo consumidor o mais rapidamente possível, mas o mais tardar 14 dias após a dissolução.
5. Se a entrega de um produto encomendado se revelar impossível, o empresário esforçar-se-á por disponibilizar um artigo de substituição. O mais tardar aquando da entrega, será indicado de forma clara e compreensível que está a ser entregue um artigo de substituição. Para artigos de substituição, o direito de retratação não pode ser excluído. Os custos de qualquer envio de devolução são suportados pelo empresário.
6. O risco de danos e/ou perda de produtos recai sobre o empresário até ao momento da entrega ao consumidor ou a um representante previamente designado e comunicado ao empresário, salvo acordo expresso em contrário.
Artigo 12 - Transações de duração: prazo, cancelamento e renovação
Cancelamento
1. O consumidor pode rescindir um contrato celebrado por tempo indeterminado e que se estende à entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços a qualquer momento, sujeito às regras de cancelamento acordadas e a um período de aviso não superior a um mês.
2. O consumidor pode rescindir um contrato celebrado por prazo determinado e que se estende à entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços a qualquer momento no final do período determinado, sujeito às regras de cancelamento acordadas e a um período de aviso não superior a um mês.
3. O consumidor pode os contratos mencionados nos parágrafos anteriores:
- cancelar a qualquer momento e não ser limitado ao cancelamento num momento específico ou num período específico;
- pelo menos cancelar da mesma forma que foram celebrados por ele;
- sempre cancelar com o mesmo período de aviso que o empresário estipulou para si mesmo.
Renovação
4. Um contrato celebrado por prazo determinado e que se estende à entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços não pode ser tacitamente renovado ou renovado por um período determinado.
5. Contrariamente ao parágrafo anterior, um contrato celebrado por prazo determinado e que se estende à entrega regular de jornais diários e semanais e revistas pode ser tacitamente renovado por um período determinado de no máximo três meses, se o consumidor puder rescindir este contrato renovado no final da renovação com um período de aviso não superior a um mês.
6. Um contrato celebrado por prazo determinado e que se estende à entrega regular de produtos ou serviços só pode ser tacitamente renovado por tempo indeterminado se o consumidor puder cancelar a qualquer momento com um período de aviso não superior a um mês e um período de aviso não superior a três meses no caso de o contrato se estender à entrega regular, mas menos de uma vez por mês, de jornais diários e semanais e revistas.
7. Um contrato com duração limitada para a entrega regular de jornais diários e semanais e revistas para fins introdutórios (assinatura de teste ou introdutória) não é tacitamente continuado e termina automaticamente após o término do período de teste ou introdutório.
Duração
8. Se um contrato tiver uma duração superior a um ano, o consumidor pode rescindir o contrato a qualquer momento após um ano com um período de aviso não superior a um mês, a menos que a razoabilidade e equidade se oponham ao cancelamento antes do fim da duração acordada.
Artigo 13 - Pagamento
1. Salvo acordo em contrário, os montantes devidos pelo consumidor devem ser pagos dentro de 7 dias úteis após o início do período de reflexão referido no artigo 6 parágrafo 1. No caso de um contrato para prestar um serviço, este período começa depois de o consumidor ter recebido a confirmação do contrato.
2. O consumidor tem o dever de relatar imediatamente ao empresário imprecisões nos dados de pagamento fornecidos ou indicados.
3. Em caso de não pagamento pelo consumidor, o empresário tem o direito, sujeito a restrições legais, de cobrar os custos razoáveis comunicados ao consumidor antecipadamente.
Artigo 14 - Procedimento de reclamações
1. O empresário tem um procedimento de reclamações suficientemente publicitado e trata a reclamação de acordo com este procedimento de reclamações.
2. Reclamações sobre a execução do contrato devem ser submetidas ao empresário de forma completa e clara dentro de 7 dias após o consumidor ter descoberto os defeitos.
3. Reclamações submetidas ao empresário são respondidas dentro de um período de 14 dias a partir da data de recebimento. Se uma reclamação requer um tempo de processamento previsivelmente mais longo, o empresário responderá dentro do período de 14 dias com uma mensagem de recebimento e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.
4. Se a reclamação não puder ser resolvida por acordo mútuo, surge uma disputa que está sujeita ao procedimento de resolução de disputas.
5. Uma reclamação não suspende as obrigações do empresário, a menos que o empresário indique o contrário por escrito.
6. Se uma reclamação for considerada bem fundamentada pelo empresário, o empresário, à sua escolha, substituirá ou reparará os produtos entregues gratuitamente.
Artigo 15 - Disputas
1. Os contratos entre o empresário e o consumidor aos quais estes termos e condições gerais se aplicam são exclusivamente regidos pela lei holandesa. Mesmo que o consumidor viva no estrangeiro.
2. A Convenção de Viena sobre Vendas não se aplica.
Artigo 16 - Disposições adicionais ou divergentes
Disposições adicionais ou divergentes destes termos e condições gerais não podem ser em detrimento do consumidor e devem ser registadas por escrito ou de forma a poderem ser armazenadas pelo consumidor de forma acessível num suporte duradouro.











